Estratégia de Acordo com Michael Porter

Quando se fala em estratégia, o nome Michael Porter já vem em mente. Ele afirmava que “A estratégia é a mais poderosa força na determinação dos resultados”.

 E ele tinha uma ideia muito clara sobre este tópico, dizia que:

“A questão real da competição não é superar os rivais. Trata-se de obter lucro”.

 Para que se tenha lucro, é preciso vantagem competitiva, que consiste em reduzir custos, criar valor e fazer ações que sejam diferentes da concorrência para obter melhores resultados do que a média do setor.

 Não adianta brigar com a concorrência por guerra de preço, porque senão as pessoas vão baixando os preços até que chega um momento que não se tem mais lucro e por consequência as empresas quebram.

 Então, o fundamental é agregar valor ao produto ou serviço, para assim se distinguir da concorrência, definitivamente é um processo de melhoria contínua, e essa estratégia é capaz de permitir um aumento de preço devido a valorização.

 Mas para chegar neste nível de aumento de preço, é preciso construir uma cadeia junto com todos os funcionários para todos entenderem o processo e serem capazes de auxiliar quando se trata da questão de redução de custos, acabar com os desperdícios e lutarem por um objetivo comum.

 

Agregando valor ao produto ou serviço, acabam  sendo criados novos mercados que pagam mais e consequentemente a concorrência se torna desprezível. O objetivo é ter lucro superior a média do setor, isso sim é o básico.

 Sintetizando, lucro pode ser considerado como sendo o subproduto das coisas bem feitas, segundo Philip Kotler. Esse é o grande segredo. Precisamos entender que tudo na empresa deve funcionar bem, desde a guarita, o café ao diretor e presidente, todos devem ser unidos por uma só voz, na busca do ideal comum que é o encantamento do cliente.

 Meus amigos, espero que essa publicação os faça refletir sobre o tema. Faça as análises necessárias sobre o lucro da sua empresa para conseguir obter o sucesso que tanto deseja.