Liderança Servidora na Prática

Primeiramente, o que é um líder na prática? Para ser um bom líder é preciso exercitar alguns princípios éticos, como: 

  • Integridade;
  • Humildade;
  • Fidelidade;
  • Persistência;
  • Justiça;
  • Paciência;
  • Confiança; e
  • Lealdade.

 Um líder é aquele que influencia outras pessoas através de suas ideias, palavras, ações e, principalmente, com o seu exemplo. A capacidade de unir o que você fala com o que você faz, é o que conquista o respeito dos seus colaboradores.

 Por isso a importância de todos os princípios supracitados. Claro que é impossível ser perfeito em todos os aspectos, mas é preciso tentar ser o melhor que você pode ser.

 Se tratando de liderança servidora, é quando o líder trabalha para servir os outros, ou seja, diferentemente da tradicional em que os outros servem seus líderes.

 Essa nova modalidade é bastante funcional pois trabalha com a questão do exemplo, os líderes devem ser sempre criativos, motivados e determinados a conseguir os melhores desempenhos.

 

Existem dois modelos que se encaixam neste tipo de liderança: Amor Sentimento e Amor Comportamento.

 Um líder com amor sentimento é aquele que faz aquilo que os colaboradores, familiares ou amigos querem. Mais conhecido como líder bonzinho, aquele que qualquer um consegue enrolar e “está tudo bem”. Um líder com essa característica normalmente não dá certo, na verdade eu nunca vi dar certo. Ao menos que tenha sociedade com alguém que seja o oposto, por exemplo.

 Já um líder com amor comportamento é aquele que faz para os colaboradores aquilo que é necessário para que eles se desenvolvam. Esse sim obterá sucesso em sua função, pois neste modelo pode ser destacada a questão do exemplo e do auxílio.

 Ou seja, um líder servidor com foco no comportamento é completamente ativo, ajuda na execução das tarefas e consequentemente fornece feedbacks.

 Meus amigos, espero que essa publicação os faça refletir sobre o tema. Seja um líder servidor com características de amor comportamento e tenho certeza que terá admiração de todos aqueles que te rodeiam e assim, sucesso em seus negócios.