Perfil do Líder Eficaz

Qual o perfil que o líder eficaz deve ter para alcançar os melhores resultados?

Existem dois tipos de perfis. Dependendo de como está a empresa, em qual grau de maturidade se encontra e qual o seu ramo de atividade, podemos optar por um desses dois:

 1º Perfil:

Firme

Servidor

Inspirador

Flexível

Ético

A ética não se negocia, independente do modelo, é preciso sempre ter em evidência esta característica.

Todos querem um líder firme, não no sentido ditar regras ou até mesmo usar o poder em forma de repressão, mas querem alguém que seja inspiração, que una o que fala com o que faz.

Ser assertivo nas decisões, ou seja, entender de todos os processos e saber como guiar. Deve ser servidor no sentido de falar com o funcionário que está tendo problema, identificar se existe algum conflito podendo ser técnico ou de relacionamento, ajudar que o próximo tome consciência do problema e orientar na solução.

 

 2º Perfil:

Duro

Firme

Severo

Justo

Ético

Esse segundo perfil continua na linha de firme e ético, porém tem algumas características mais “agressivas”, ou seja, é mais exigente com o resultado.

O que posso concluir é que um mesmo líder pode ter esses dois tipos de perfis, ou seja, depende muito de com quem ele vai lidar. Uma vez que as pessoas são diferentes, então temos que ter tratamentos diferentes.

E é importante que haja o discernimento, de como agir em cada situação, com cada pessoa.

Caso seja necessário repreender um colaborador por algum motivo, sempre faça isso em particular. Outra dica, é sempre bom começar a conversa levantando algum ponto positivo, depois vem a repressão e finaliza a conversa dizendo que confia na pessoa e tem certeza que na próxima vez ela vai conseguir fazer melhor.

É o famoso POSITIVO|NEGATIVO|POSITIVO.

Isso porque se você já começa criticando, o indíviduo perde totalmente a atenção na conversa e não vai conseguir absorver nada do que foi dito.

E ai? Você está sabendo qual estilo de liderança usar em cada situação?

Meus amigos, espero que essa publicação os faça refletir sobre o tema. Analise qual o seu perfil de liderança e se policie de acordo com a situação e com a pessoa que está sendo liderada.