Como Conseguir o Melhor Resultado Através das Pessoas

Bom, antes de iniciar o texto sobre como conseguir o melhor resultado através das pessoas, é preciso afirmar que por trás de tudo que acontece dentro das organizações, está a figura do seu humano.

 Vale lembrar também que um bom líder além de fazer acontecer, faz as pessoas fazerem acontecer.

E como conseguir os melhores resultados através das pessoas?

 Estamos vivendo a era do ser, o capital intelectual é o maior patrimônio das empresas. Prova disso é a seguinte declaração de Bill Gates, “Se tirarem vinte pessoas da Microsoft, ela desaparece.”

O grande segredo de tudo isso está na seleção de pessoal, é o calcanhar de Aquiles. Muitas vezes ouço empresas dizerem  que “não tem gente” para determinado cargo. Mas é preciso procurar, e muitas vezes a pessoa não vai vir pronta. Então temos que educar e treinar aqueles com quem queremos trabalhar.

São as pessoas que fazem as coisa acontecerem ou impedem que aconteça. Não se faz uma empresa 100% com pessoas que tenham desempenho 50%.

Outra grande verdade é a questão da adequação, pessoa certa no lugar certo. Não adianta ter uma pessoa certa em um lugar errado, ela não vai conseguir progredir.

Quando temos uma pessoa que gosta do que faz, que se sente bem onde está, ela é feliz e transmite isso aos clientes e para toda a organização. Então, pessoa certa no lugar certo, é uma preocupação que toda empresa deve ter.

A principal tarefa do líder é transformar o talento de cada colaborador em desempenho máximo. Essa é uma grande verdade, temos que extrair de cada um aquilo que há de melhor.

 Para isso, é responsabilidade da organização: 

  • Treinar
  • Estabelecer metas
  • Avaliar as performances 

A primeira grande responsabilidade é treinar, não se deve mandar uma pessoa fazer algo que não esteja treinada ou que não tenha experiências. Isso, além de causar infelicidade, pode causar danos a empresa.

 Então, é preciso que o líder execute a sua principal tarefa, desenvolver pessoas.

O segundo passo é o estabelecimento de metas, cada pessoa dentro da empresa deve saber quais são suas metas. Quando possível, é melhor que sejam metas numéricas e de preferência, diárias.

Por fim, o grande segredo é a avaliação de performance, é a sessão de feedback. É importante os líderes se organizarem para fazer isso pelo menos um vez por semana, ter essa conversa com o pessoal, nem que sejam por 2 minutos.

Um acompanhamento que faça parte da rotina é fundamental, pois permite ter uma resposta rápida a quaisquer problemas e identificar se as metas estão sendo realistas.

 Com esta rotina, é possível identificar que sempre existirão dois tipo de funcionários, um que apresenta resultados e outro que apresenta desculpas. É preciso saber lidar com estes dois tipos de pessoas, se comunicando da melhor forma, ajudando os que não atingiram os resultados e parabenizando os que conseguiram..

Meus amigos, espero que essa publicação os faça refletir sobre o tema. Siga os passos para liderar com eficiência e tenha sucesso em seus relacionamentos e negócios.